quinta-feira, 12 de maio de 2011

Bruno.- O que é filosofia ?

Bruno..."elite acadêmica" foi muito boa..me senti honrada. hehehehe

Enfim...Definir filosofia....vou lhe dizer..é impossivel hehehehe....Não existe um concenso, e por isso não há uma definição absoluta.
Mas, dando o meu parecer, filosofia é o estudo dos conceitos, não temos nada palpável pra estudar, estudamos o mundo das letras, das ideias, dos pensamentos, o mundo abstrato, sejá lá o que ele for, é o objeto de nosso estudo.

Não temos certeza de que existimos, quanto mais explicar pra uma pessoa comum que ela também talvez não exista...então, tentar pensar numa maneira de explicar, expor pra sociedade, pro povão, o que é filosofia, o que ela faz, no que ela ajuda...é igual a descrever o por do sol pra um cego de nascença.

mas enfim...filosofia é ter um olhar crítico sobre o mundo, sobre a sociedade, sobre nós mesmos....filosofia é uma boa velhinha, que não anda pra lugar algum, e fica pensando o dia todo, entendendo tudo, fica la no topo da lua, rindo da Terra, rindo da gente....

"Filosofar é aprender a morrer"
Montaigne

2 comentários:

  1. Selmy,

    Entendo mais acho perigoso essa ``torre´´ e esse encerramento em que você coloca o intelectual e isso já mostra seu contato com elite de algo sim pode ter certeza.As idéias os pensamentos tem uma materialização são fruto das relações dos homens em sociedade.Tenho para mim que filosofia tem função social desde que você encare cada sistema de pensamento construído em determinada época e por determinados homens por isso não consigo ver toda essa distância das pessoas como você fala até porque quem inventa sistemas de filosofia são os homens na maioria das vezes para explicar ou interpretar o real.( se é que o real existe)quando lhe perguntei não esperava resposta absoluta não temos absolutos.

    ResponderExcluir
  2. Bruno, foi exatamente o que eu disse! Não existe um concenso sobre o que significa filosofia, e nem pra o que ela serve! Mas é óbvio que cada estudante de filosofia (seja ele academico ou não) faz seus julgamentos e chega em suas próprias conclusões sobre essas duas questões.
    Eu imagino (na minha vida atual), que filosofia é algo vivo, e que caminha de mãos dadas com a sociedade, mas só é percebida por quem tem olhares críticos sobre a própria sociedade.
    Um beijo.

    ResponderExcluir