quinta-feira, 31 de março de 2011

Universal e individual.

Quando vc ouve  a palavra "cadeira", o que vem a sua mente? Uma de escritório? De plástico? De mesa? De madeira? É interessante notar que apesar de todas as diferenças que envolvem todos esses tipos de cadeira, todas elas tem em comum o fato de serem "cadeiras"....ou seja..."cadeira" é o universal, os tipos de cadeira sao os individuais. Logo concluímos que "cadeira" é um conceito, e ele é formado apartir das coisas que todos os diferentes tipos de cadeiras têm em comum, como: encosto, pés e assento.

Nessa linha de raciocinio, podemos levar a coisa pro lado dos seres humanos. O que define um Humano? Pensemos....pode ser: um par te olhos! Não...pq um neném que nasce sem os olhos ainda é um humano...assim, como aqueles que nascem sem orelhas, sem pernas, sem braços, surdos, carecas, tortos...o que faz de nós seres humanos não é nada palpavel, e sim abstrato, segundo a conclusão de Aristóteles, o que nos faz humanos é a razão. Mesmo sabendo, que todos somos humanos, e todos somos diferentes, Humano é o universal, as pessoas são os individuais.

Platão, analisando essa realidade, essa teoria, essa coisa qualquer, desenvolveu o que chamamos vulgarmente de "mundo das ideias", afinal, se não conseguimos encontrar aqui no mundo nada que seja universal, e sim somente encontrar coisas individuais, esse mundo em que vivemos é como um reflexo de um mundo onde só existem coisas universais.

Eu como uma péssima aluna, não tenho a menor ideia de quem é o criador dessa ideia, mas, tempos depois, um pensador, muito inteligente, ao pensar no assunto, concluio que no mundo existe 1 coisa universal...o espaço...não aquele negocio preto fora da terra, mas tão somente o espaço...afinal, o que define o espaço? Ele é ele por si só..."espaço é espaço" ....e pode ser encontrado no mundo, porém ele é o algo que está sempre preenchido pelas coisas individuais..

Enfim pessoas, acho que amanha me mudo para meu novo lar, um apartamento bem pertinho da faculdade, dois quartos, sala, cozinha e varanda. Consegui com uma pessoa uma cachorrinha igual a de Mel, só que é preta e branca, e não marrom e branca como Nalla.

Gente, preciso aprender frances.
bjo povo
dois bejos xuxu
saudades gerais

2 comentários:

  1. Professor de francês é o que nao vai faltar ;)
    Muito interessante, Sel. Gostei mesmo. Mas... uau, você vai prum apê com dois quartos?! Fiquei com inveja =P

    ResponderExcluir
  2. oiii xuxu mtoo bomm filosofar juntoo com vc
    cada dia estou aprendendo muito sobre muitas coisas e coisas q nunca parei para pensar e q jah devia ter feito isso
    eu qria te ensinar françes mas nao seii françes nehh sahuahusah mas sei q vc vai aprender rapido o françes dae quero q o françes seja mais uma coisa q qro aprender com vc e mtoo bomm cachorrinha nossa nova filhaa nehh!!tem um quarto para alugar aii nesse apartamento pra mim
    mas soh mudoo casadooo.....
    hsauhauhasuhauhsau
    te amooo muitooo xuxu
    desculpa o ciumes...
    mas é q amoo a senhoritaa...
    bjjooo amorr te amor pra vida toda...

    ResponderExcluir