quarta-feira, 7 de abril de 2010

O real mundo de Platão.

























Nalla São Paulina, desenho.... =/

Não sei qual é o nome do livro do qual Mel tirou todos esses ensinamentos que me passou noite passada sobre a real ideia de Platão, então em breve eu perguntarei à ela, e sabendo o livro e o autor, eu posto aqui =)

A questão é bem mais interessante do que parece, sabem quando uma pessoa diz "é o amor platônico de fulano", automaticamente formamos a ideia de que o amor dessa pessoa só é perfeito no "mundo imaginário de Platão" e na realidade o amor dela é uma porcaria. E aí que entra o lance legal...Esse tal "mundo das ideias" não é um mundo onde as coisas são todas possíveis e a nossa imaginação manda, é o mundo onde tudo é o que realmente é, como se fosse um mundo onde tudo fosse a imagem perfeita, por exemplo, no mundo das ideias a árvore, é realmente uma árvore, aqui onde vivemos o que existe são coisas que se assemelham, por isso nenhuma árvore é igual, porque nenhuma delas é realmente uma árvore, árvore mesmo é o que existe no mundo das ideias, no mundo dos "ideais"...entende?
Então, na realidade, quando alguém descreve o relacionamento amoroso de uma pessoa dizendo "amor platônico", na verdade ela está dizendo "amor de verdade"....é o amor, que é a cópia fiel da ideia de "amor", que só existe no mundo das ideias de Platão....demais não?

pensem ai..comentem, beijos!!

beeeeeeeeeeeeeejo xuxu, eu amo tu demais, meu amor platônico s2 hhehehehe, eu amei o comentário no meu blogger viu? amei amei amei...

3 comentários:

  1. Na prática para o Platão o mundo das idéias seria puro e o nosso uma espécie de reflexo do primeiro,quanto a amor platônico é amor ideal não acontece na realidade no final tem um certo valor estético somente; não conheço muito de Platão,conheço amor não correspondido isso acontece sempre comigo talvez tenha haver com questões de sociobiologia(sempre tem)mais seria legal se existisse um mundo puro onde as idéias estivessem prontas como axiomas matemáticos mais isso é coisa dos gregos antigos depois de Marx( leia Marx) tu ficas mais materialista mesmo.

    ResponderExcluir
  2. é isso mesmo... mas platao odiaria saber que chamam o mundo das ideias de "mundo de platão"... ele diria que se fosse o mundo dele, nao seria a verdade, seria um esboço como ele prórpio o é.
    O livro conta a historia da filosofia, desde os gregos até o lula...hehe "A epopéia do pensamento ocidental" de Richard Tarnas
    Leia esse livro, sim, mas por favor nao leia Marx como sugeriu nosso amigo aih em cima, senao além de materialista vc vai se tornar comunista, e querer tirar tudo que eu ainda vou ter um dia, qundo for rica...rsrsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Mel porque você não olha O capital e tão importante quanto A Riqueza das Nações do Smith,quanto ao Karl Marx é meio perigoso ler mesmo Selmy tu podes ficar com dúvidas a respeito de assuntos de fé,isso é coisa de comunista ateu herege da igreja querendo o fim da propriedade privada e propriedade privada e usura (lucro)fazem parte da ascese protestante como diria Max Weber então não é recomendado está no index de livros proibidos para bons cristãos.

    até

    ResponderExcluir